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Quantas imagens você vê por dia?

Já parou para pensar em quantas imagens você vê em dez minutos rolando pela sua linha do tempo no Facebook? E em quantos posts você nem dá atenção justamente por que eles não tinham nada que chamasse a atenção?

As imagens nas redes sociais tornam qualquer conteúdo mais interessante, e podem aumentar o engajamento em até 140%.

Nesse artigo você vai ver algumas dicas para escolher e trabalhar suas fotos, e também quais as medidas corretas, garantindo que nenhuma parte será cortada na hora de enviar.

Os tamanhos de referência

Cada rede social tem medidas diferentes para capas e publicações, saber disso evita que você envie uma imagem direto da sua câmera para as redes e veja em cada local de um jeito, e algumas vezes não tem nada a ver com o que você queria destacar.

Como referência vamos mostrar as principais medidas das redes sociais mais utilizadas para você se basear na hora de fazer a composição. Todas as medidas são apresentadas em pixels, a medida usada para imagens online.

Facebook

Capa: 851 x 315 (se optar por colocar texto na capa sempre faça na parte de cima da imagem)

Avatar (imagem de perfil): 180 x 180

Imagem na linha do tempo: 403 x 403 (tamanho máximo após click 2048 x2048)

Twitter

Capa: 1920 x 500

Avatar: 200 x 200

Imagem compartilhada: 504 x 504

Google+

Capa: 2120 x 1192

Avatar: 270 x 270

Imagem compartilhada: 497 x 373

LinkedIn

Capa: 646 x 220

Logo: 100 x 60

Banner de produtos e serviços: 646 x 220

Imagem Chamada de produtos e serviços:   100 x 80

Pinterest

Avatar: 160 x 165

Capa do painel: 222×150

Miniaturas do painel: 55 x 55

Pins: 192 x altura varia de acordo com a grade

Instagram

Avatar: 110 x 110

Imagem na linha do tempo: 510 x 510

Imagem destacada: 612 x 612

Como criar imagens para Facebook, Twitter, etc

Para criar imagens para as redes sociais você precisa apenas de uma imagem, que pode ser tirada com a câmera do celular ou baixada de algum banco de imagens.

Porém para criar uma imagem atrativa você vai precisar de algum software de imagem para fazer ajustes, inserir texto e redimensionar.

E não pense apenas em fotos, você pode usar diversos tipos de imagens como:

  • Imagem + Texto – as populares montagens com citações que vemos por ai
  • Colagens – duas ou mais fotos combinadas
  • Infográficos
  • Gifs animados
  • Capturas de tela

Você pode e deve combinar diferentes tipos de imagens em suas redes sociais para que tenha sempre conteúdo novo e diferenciado. E ainda que você não trabalhe com produtos que podem ser fotografados você pode usar outros tipos de imagens para promover o que você faz.

Escolhendo uma imagem

Se você optar por tirar uma foto precisa levar em consideração alguns detalhes como:

  • Qualidade da câmera
  • Objeto de Interesse
  • Iluminação

Você vai precisar combinar esses detalhes para ter uma boa imagem, a começar pela qualidade da câmera. E não estou dizendo que você precisa de uma câmera (semi)profissional, os celulares de hoje em dia contam com câmeras boas o bastante para a maioria das situações, porém é importante antes de tirar a foto verificar se seu celular está com as melhores configurações, pois algumas vezes é possível reduzir a qualidade para ocupar menos espaço, mas acredite, se tratando das fotos dos seus produtos e serviços você quer a maior qualidade possível.

Outro detalhe importante é o objeto de interesse. Se você for tirar foto de um doce, cuide para que ele esteja o mais perfeito que você consegue montar, pode ser interessante até montar algumas versões maiores apenas para fotografar. Crie uma composição que valorize o objeto.

Se estiver tirando foto de uma ação, como uma etapa da realização de um serviço, garanta que todos os detalhes capturados sejam importantes, você não quer tirar uma foto do seu consultório enquanto ele estiver desarrumado ou com pessoas no fundo que não precisam aparecer.

Você já escolheu a câmera e compôs uma cena com seu objeto de interesse, agora você precisa ficar atento a iluminação. Afinal de nada adianta montar uma linda mesa de brigadeiros sob a mesa e tirar a foto dentro de uma sala escura com a luz apagada. Não confie apenas no flash, que em alguns casos pode destruir uma fotografia. Quanto mais iluminado o ambiente naturalmente melhor. Se puder prefira fotos com a luz da manhã.

Se você não quiser tirar uma foto você pode optar por imagens gratuitas (confira aqui uma lista com 10 bancos de imagens gratuitos e entenda porque você não deve pegar imagens do Google). Se você já tem uma imagem pode ir para o próximo passo.

Editando uma imagem

É nesse ponto que entra a edição, os ajustes, redimensionamento e texto.

Para os que tem mais facilidade com o computador podem usar softwares como o Photoshop ou o GIMP (gratuito). Esses programas são mais avançados, porém dão um controle melhor da edição, já que você pode fazer praticamente tudo o que quiser com suas imagens.

Para os iniciantes você pode usar alguns softwares mais simples e até aplicações online como o Canva e o Fotor.

Nesses aplicativos você pode fazer pequenos ajustes de cor com filtros ou controles manuais e mais importante redimensionar para o tamanho desejado para enviar para redes sociais.

É nesse ponto que você pode recortar da imagens detalhes de fundo que não precisavam aparecer e deixar suas imagens mais quentes, por exemplo, se você tirou foto de alimentos, escolha filtros mais quentes, e faça a pergunta: Essa foto me deixa com vontade?

Concluindo

Com certeza você já sabia da importância de usar boas imagens e agora você sabe que qualquer um pode criar uma boa composição para as redes sociais. Fique atento ao tamanho das imagens para evitar surpresas, por exemplo se a capa do Facebook é retangular você não deve usar uma imagem quadrada, ou então vai ter metade da sua foto cortada.

Use os softwares indicados e aprenda como tirar o melhor deles para conseguir editar fotos mais rapidamente e encontrar um estilo que funcione para você. E não esqueça de olhar os números de suas postagens, veja qual tipo de imagem está dando melhor retorno e invista nele!