banner-instagram-oliveira

O Instagram está entre as redes mais populares do Brasil atualmente, em média os brasileiros passam cerca de 21 minutos na rede todos os dias. Com tanta gente acessando você também já deve ter pensado:

Como eu posso vender e ganhar dinheiro no Instagram?

Se você não quer perder semanas criando conteúdo para perceber que não está chegando a lugar nenhum este artigo vai te dar algumas dicas do que fazer para ter melhores resultados.

Quer saber como ganhar dinheiro no Instagram? Continue lendo…

Comece pelo básico

Se você ainda não tem uma conta na rede social o primeiro passo é baixar o aplicativo no site (https://www.instagram.com), ou repositório do sistema do seu celular. Você só poderá postar conteúdo se estiver usando o celular.

Depois de baixado crie sua conta e seu nome de usuário. Atenção: tenha em mente o que você pretende vender e leve em conta na escolha do seu nome de usuário, ele pode ser alterado, mas é único, ou seja, duas pessoas não podem ter o mesmo nome de usuário. Crie um nome que seja fácil de ser encontrado.

Ainda antes de publicar imagens você deve definir uma imagem de perfil, seu avatar na rede.

Dicas para um bom avatar:

  • Escolha uma imagem sem muita interferência
  • Se for empresa o logo pode ser mais interessante que um produto ou a fachada
  • Se for uma conta pessoal uma foto de rosto é melhor do que uma foto abraçado com amigos
  • Seu avatar tem que se destacar dos outros

O último passo para finalizar as configurações é escrever uma BIO. A BIO no Instagram é onde seus seguidores podem ler uma breve descrição sobre você ou sua empresa, nesse campo você pode usar emojis, então seja criativo para definir quem você é e o que esperar da sua conta.

Além da descrição a BIO é o único lugar que permite links, então lembre-se de colocar o link da sua empresa ou para seu blog.

Conheça a concorrência

Pesquise as 5 contas mais populares do mesmo setor que você pretende atuar. Se você quer promover sua imagem pessoal busque perfis de pessoas semelhantes, se você quer promover produtos ou serviços descubra quais são as empresas com mais seguidores e analise seu conteúdo.

Em cada conta seleciona veja o tipo de postagem que tem mais engajamento (curtidas ou comentários). Você não precisa reinventar a roda. Descubra o que já está dando certo e faça igual ou melhor.

Conquistando seguidores

Quanto mais seguidores, melhor. Para ver sua conta crescendo você precisa focar em alguns pontos chave:

  • Escolha boas imagens
  • Poste conteúdo regularmente
  • Use hashtags
  • Responda comentários e comente em fotos dos seus seguidores

Tenha ótimas imagens

Capriche na produção das suas fotos ou vídeos. Lembra da sua pesquisa nas contas concorrentes? Replique ângulos que funcionam, use uma boa iluminação.

Não fique preso a câmera do seu celular, você pode usar uma câmera profissional para melhores resultados e depois fazer o upload do mesmo conteúdo salvo em um cartão de memória no celular.

Se você souber, ou tiver paciência para aprender, pode usar programas como o PhotoScape ou Photoshop para criar montagens ou frases e usar na sua conta do Instagram. Imagens com citações estão entre as mais compartilhadas.

Como ganhar dinheiro no Instagram com meus produtos ou serviços?

Se você produz algo o mais importante é usar as melhores imagens possíveis do seu produto. Se você vende alimentos suas fotos têm que deixar os seguidores com fome, se vende roupas devem mostrar detalhes da peça e permitir que seu público se veja usando aquela peça. As imagens vão vender, se usar imagens embaçadas, escuras ou que não destacam seu produto você já está fora do jogo.

Para quem quer vender pelo Instagram nada impede de colocar preços. Se o seu preço é uma vantagem você pode colocar junto com a foto, se não for você pode usar uma chamada para visitarem sua loja online.

Você também pode usar o Instagram para promoções especiais para os usuários da rede, como promover cupons de desconto, sorteios, promoções relâmpago.

Como ganhar dinheiro no Instagram se eu não tenho um produto?

Se você não tem uma empresa ainda assim você pode ganhar dinheiro, seja promovendo produtos de terceiros, fazendo posts patrocinados ou vendendo produtos como afiliado.

Seja qual for o meio que você escolher é fundamental ter muitos seguidores. Para usar sua conta como um outdoor ela tem que ter alta visualização.

Promovendo produtos como afiliado

Seu conteúdo deve estar relacionado com o produto que você está vendendo, não adianta postar fotos de churrasco se você quer vender um suplemento para veganos.

Criando posts patrocinados

Você sabe quem é seu público? Seus seguidores são jovens ou adultos? Principalmente mulheres ou homens? Conhecendo o seu público você pode identificar quais empresas estariam interessadas em vender para eles e entrar em contato oferecendo a oportunidade. Isso só será viável se você tiver um alto volume de seguidores e fica mais interessante se você postar como uma experiência sua e não como um simples anúncio.

Nas duas formas de divulgação, você pode usar na sua BIO um link encurtado de serviços como o Bit.ly para criar um link personalizado para o seu Instagram.

Conclusão

Nesse artigo você viu como pode ganhar dinheiro no Instagram e algumas dicas para colocar em prática agora. Viu também que é possível ganhar dinheiro mesmo que você não tenha um produto! Então o que você está esperando para atrair mais seguidores e aumentar o seu saldo no banco?