Economizar no Facebook Ads

É bem provável que você já tenha uma conta na rede social, mais provável ainda que você já tenha uma página da sua empresa e esteja divulgando seus produtos e serviços.

Mas será que você está conseguindo o retorno desejado?

Desde que o Facebook criou estratégias de monetização, com anúncios e destacar posts, ficou um pouquinho mais complicados para as novas páginas terem um bom retorno orgânico, já que os algoritmos do site vão priorizar os conteúdos de páginas que fazem algum investimento. Ai que entra o Facebook Ads.

Por isso ainda que você já tenha uma boa base de fãs e algum engajamento você não está atingindo todo o potencial se ainda não tem uma estretégia de Facebook Ads. E se você acabou de criar uma página mas tem só algums amigos curtindo você pode ter um retorno explosivo criando uma boa estratégia.

O Facebook é um meio barato para investir, já que permite alguma modalidades diferentes do AdWords, e se você ainda não tem um site bem estruturado pode ser a melhor opção para iniciar. É claro que ter um site ou boas landing pages podem aumentar o retorno de qualquer investimento feito.

1 – Limite sua cota diária de investimento

Dentro do Facebook Ads você pode definir duas formas de investimento:

Orçamento vitalício – onde você define um período de no mínimo 7 dias e um valor base, sendo que esse será otimizado para durar todo esse período.

Orçamento diário – no qual você define o valor máximo que será gasto por dia

Embora a ideia de ter um orçamento baixo distribuído por 30 dias pareça interessante é melhor definir essa conta dia-a-dia, o que te permite maior controle e torna mais fácil de acompanhar seus resultados. Se você quiser resultados melhores basta aumentar o valor diário.

2 – Comece com pouco

É bom ter um orçamento definido para investir em anúncios, porém é importante começar com valores baixos, enquanto você testa suas estratégias e acompanha os resultados. O ideal é começar com algo em torno de R$ 100,00 e ir pouco a pouco otimizando sua campanha para investir valores maiores.

Afinal imagina se com pouca experiência você investe R$ 1.000,00 de uma vez em uma campanha otimizada pelo Facebook Ads? É bem provável que esse investimento desapareça em pouco tempo sem que você tenha tirado todo o potencial dele.

3 – Use o retargeting/remarketing

Assim como no AdWords você pode especificar uma segmentação para mostrar seus anúncios apenas para pessoas que já tiveram contato com sua empresa. Além de ser interessante para fortalecer a sua marca, pessoas que já visitaram o seu site ou baixaram algum material tem mais chances de clicar em um anúncio seu.

Justamente por ser uma opção que tem uma média de cliques maior é melhor optar por uma estratégia de CPM – Custo por mil.

4 – Melhore a segmentação

Se é sua primeira campanha é interessante começar com uma segmentação mais ampla, e após um período de teste acompanhar quais opções estão dando melhores resultados. E assim que você já souber as melhores opções vá otimizando a sua campanha para aparecer apenas para esse público.

Se você está começando coloque o seu dinheiro onde ele te dá o maior retorno e mais rápido, deixe grandes campanhas potenciais para quando tiver uma estratégia mais sólida de campanhas – e mais orçamento para fazer outros testes.